MMA convida para o lançamento de livro sobre educação ambiental

É o terceiro volume da série “Encontros e Caminhos”

A temática educação ambiental ganha mais uma publicação que reúne artigos e práticas que auxiliam na formação de educadores ambientais. O lançamento do terceiro volume da série “Encontros e Caminhos” acontecerá nesta terça-feira (25/02), às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, terá uma roda de conversa com alguns autores do livro.

A publicação traz vários textos conceituais e relatos de experiências de um grupo renomado de educadores. Temas como atividades socioambientais, licenciamento ambiental, consumo sustentável, governança, economia solidária, ecoeducação, conflitos socioambientais, educação popular, mediação educadora, subjetividade, empoderamento, ecopolítica, política do desassossego, gestão participativa, agricultura familiar e ecossocialismo. Os assuntos dialogam com princípios e diretrizes da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (9.795/1999).

CAMINHOS DIVERSOS

Para o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nilo Diniz, este terceiro volume apresenta novos conceitos que se somam às publicações anteriores, propiciando a educadoras e educadores populares e ambientalistas, dentro e fora da escola, uma boa ferramenta de trabalho, com boas reflexões e práticas inspiradoras. “O encontro de diferentes visões com caminhos diversos, na verdade, convergem para um processo educativo historicamente necessário às transformações sociais e ambientais que as pessoas clamam e o nosso país precisa”, enfatiza.

A publicação é fruto da parceria do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), composto pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, com o apoio da Itaipu Binacional. Os exemplares serão distribuídos às bibliotecas, universidades e parceiros dos projetos dos dois ministérios. Também estará disponível para baixar no site do MMA.

HISTÓRICO

Os três volumes reunidos desenvolveram 79 conceitos, 12 experiências de ação educativa e 130 autores. A primeira edição da série foi lançada em 2005 e trazia artigos sobre ação comunicativa, sustentabilidade, justiça ambiental, educomunicação, intervenção educacional, sociobiodiversidade, transdisciplinaridade, entre outros. Confira aqui o volume 1.

A segunda, lançada em 2007, contemplou os temas atores socioambientais, capital social, comunidades educadoras, conflitos, contextos de aprendizagem, educação e gestão ambiental pública, emancipação, ética, metodologias participativas, percepção ambiental, redes sociais e responsabilidade socioambiental. Leia aqui o volume 2.

(Tinna Oliveira – MMA)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.