Comemorado desde a década de 1970, Dia da Terra foi reconhecido mundialmente em 2009

Em uma pesquisa rápida na internet ou em revistas sobre o tema, o Dia da Terra é citado como uma data criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Contudo, em outros documentos, a data é citada como uma escolha das Nações Unidas.

Essa confusão se estabelece porque, apesar do dia ser difundido mundialmente por vários países desde a década de 70, o Dia Internacional da Mãe Terra somente foi reconhecido em 2009, após uma resolução mobilizada pela Bolívia.

Entenda a história
A 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em abril de 2009, aprovou uma resolução criando o Dia Internacional da Mãe Terra ou, em inglês,  “International Mother Earth Day” .

O texto do documento reconhece a Terra e seus ecossistemas como a casa da população mundial e manifesta a necessidade de um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais no planeta.

A resolução foi liderada pelo governo bolivariano e apoiado por mais de 50 estados-membros. Na ocasião, o presidente Evo Morales convidou a todos para adotar a data, já comemorada por vários países.

A data foi aceitada por todos os presentes na assembleia. Durante a reunião, os participantes fizeram duras críticas ao “estrangulamento” que o Planeta sofre em seus recursos naturais e outros danos ao meio ambiente.

(com informações da EBC e ONU)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.