22 de setembro de 2017

Arena da Participação Social começa hoje (21) em Brasília

Com mais de 2.500 pessoas inscritas, evento de participação social realizado com apoio do PNUD reúne, de 21 a 23 de maio, debates sobre as agendas ODM, pós-2015 e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

A Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), realizam entre os dias 21 e 23 de maio, o evento Arena de Participação Social e 5ª Edição do Prêmio ODM, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O evento reunirá representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, gestores públicos, convidados e autoridades internacionais e nacionais, que debaterão sobre a participação social na construção da agenda pautada da pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sobre um novo paradigma de desenvolvimento no pós-2015.

Participam da cerimônia de abertura, na quarta-feira (21/05), às 18h, os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Marcelo Neri (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União), além de Jorge Chediek (Representante Residente do PNUD e Coordenador Residente da ONU no Brasil) e Ana Paula Zacarias (Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil). Também estarão presentes na solenidade representantes da sociedade civil.

Durante a cerimônia, será lançado o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), que reúne informações atualizadas sobre a situação dos ODM nas diversas regiões brasileiras.

Na quinta-feira (22/05), das 9h às 18h, a programação prevê a realização de diversas atividades, painéis e oficinas, tanto sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) quanto sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a Agenda Pós-2015. As inscrições para participar das atividades aconteceram até o dia 20/05.

ODM e Agenda Pós-2015

Também no dia 22/05, das 9h às 13h, acontece o painel Avanços e desafios no cumprimento das metas do milênio. Em seguida, haverá o lançamento no novo Portal ODM. Em paralelo, das 9h às 13h, ocorrerá a atividade do grupo de Diálogos ODM que visa discutir e estimular a troca de experiências, produção de conhecimento e promoção de boa práticas sobre desenvolvimento sustentável em territórios com mineração, na busca de um desenvolvimento sustentável nestes locais.

No período da tarde, das 14h às 18h15, serão realizadas nove oficinas e uma Mostra de Boas Práticas ODM. Os temas das oficinas são:

  • Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Brasileiros;
  • Portal ODM;
  • Pacto Global e os ODM – Arquitetos para um mundo melhor;
  • Participação Social e Direitos Humanos;
  • Agenda de Compromissos e Municipalização ODM;
  • Convivência e Segurança Cidadã;
  • Municipalização dos ODM;
  • Desenvolvimento Local e Indústria Extrativistas;
  • Governança Social Integrada.

Na sexta-feira (23/05), das 15h às 18h15, acontece o painel Diálogos sobre a Agenda Pós-2015: A construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que debaterá os pontos mais importantes da agenda que substituirá a dos ODM, com base em todo o processo de consultas e negociações resultantes da Rio+20.

5° Prêmio dos Objetivos do Milênio

No dia 23/05, às 10h, a presidente Dilma Rousseff participará da cerimônia de premiação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que reconhece as melhores práticas da gestão municipal e projetos sociais que contribuem para o alcance das Metas do Milênio, a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais no país.

Na ocasião, a presidente fará também o lançamento da Política Nacional de Participação Social e do Compromisso Nacional pela Participação Social, que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogos entre Estado e sociedade civil.

Também participam da cerimônia o Representante Residente do PNUD, Jorge Chediek, o jogador da seleção brasileira Hulk, o Secretário-Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS, conhecido também como Movimento Nós Podemos), Rodrigo Rocha Loures, além de parceiros da iniciativa privada que apoiam a premiação.

Organizações da Sociedade Civil

Ainda na quinta-feira (22/05), será realizado – em paralelo aos eventos da agenda ODM – o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que tem o objetivo de apresentar o balanço das ações alcançadas na agenda do Marco Regulatório e de construir, de forma participativa, diretrizes e perspectivas para os próximos anos.

A meta é de que as organizações da sociedade civil se fortaleçam e possam colaborar cada vez mais com as transformações políticas, sociais e econômicas do país. Neste contexto do II Seminário Internacional, serão realizados sete painéis nos dias 22 e 23 de maio. Clique aqui para ter acesso à programação completa.

Espaços Expositivos

Os participantes poderão tirar suas dúvidas e conhecer melhor os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos organizadores e parceiros do evento no espaço expositivo que contará com estandes do PNUD, da SG, do MNCS, do SESI/PR, SEBRAE, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, FURNAS, IPEA, ENAP e Petrobras.

Saiba mais sobre as oficinas ODM e os seus palestrantes.

(com informações da ONU Brasil)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.