Castramóvel deve começar a funcionar no segundo semestre, diz subsecretário

Quem pretende castrar seus animaizinhos gratuitamente no Castramóvel, lançado em março pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh-DF), vai ter que esperar mais um pouco. O serviço itinerante de castração de animais domésticos deve começar a funcionar somente no segundo semestre, conforme disse ao portal ECO Brasília o subsecretário de Saúde Ambiental, Luiz Maranhão. Na entrevista, que responde às dúvidas frequentes enviadas pelos leitores do portal, o subsecretário também dá informações sobre o igualmente aguardado Hospital Veterinário Público.

Quando o Castramóvel deve começar a funcionar? Os trabalhos deverão começar no segundo semestre, devido aos prazos que precisam ser cumpridos pelo chamamento público, seleção do operador e tempo de preparo necessário para o início das atividades. O calendário e o itinerário estão sendo discutidos na Secretaria de Meio Ambiente com base em cadastro prévio e prioridades emergenciais.

Quais os objetivos e metas do Castramóvel? O serviço móvel de castração de animais domésticos tem o objetivo de fazer o controle populacional dos animais, com a meta de realizar o procedimento em até 70% dos cães e gatos do Distrito Federal.

Como funciona o atendimento? O atendimento depende do cadastramento e agendamento que já está iniciado em alguns parques, e que logo poderá ser feito on-line no site da  Secretaria de Meio Ambiente.

Qual o público prioritário do Castramóvel? Por ser tratar de uma proposta itinerante, será possível abranger todas as comunidades, especialmente as de baixa renda, e aquelas pessoas sem condições de se deslocarem com seus animais. Também será contemplado o entorno das unidades de conservação, que constantemente sofrem com a invasão de cães e de gatos domésticos não domiciliados.

Quando fica pronto o Hospital Veterinário Público? Quais tipos de animais serão atendidos nele? O hospital fica pronto no segundo semestre, com previsão de inicio das atividades até o fim do ano. No hospital serão atendidos animais domésticos como cães, gatos e coelhos.

O Castramóvel continuará funcionando após a inauguração do Hospital Veterinário Público? Sim, ele fará o trabalho de castração similar ao executado pelo Hospital Veterinário Público, sendo que de forma itinerante. Trata-se de um projeto permanente e complementar ao Hospital.

O Hospital priorizará o atendimento a algum segmento da comunidade? Os beneficiados prioritários dos serviços do hospital serão aqueles comprovadamente cadastrados em programas do Governo do Distrito Federal, ONGs de proteção animal e abrigos.

 

Saiba mais

O Castramóvel é um trailer com 12 metros de comprimento, com estrutura interna composta de três salas, sendo uma sala com duas mesas cirúrgicas, uma sala de pré e pós-operatório e uma sala de recepção e atendimento. Além disso, a unidade móvel possui área acoplada, equipada com equipamento audiovisual para a realização de ações educativas.

(Redação ECO Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.