CLDF: Audiência pública discutirá pedido de desapropriação da Embrapa Cerrados

Brasília – Por iniciativa do deputado distrital Joe Valle (PDT), será realizada na próxima segunda-feira (9/06), às 15h, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), audiência pública para discutir a importância da pesquisa na preservação do Cerrado brasileiro e a desapropriação da terra onde a Embrapa Cerrados está instalada há mais de 40 anos, na BR-020, em Planaltina/DF.

No local ocupado pela unidade são realizadas pesquisas agropecuárias para o desenvolvimento da produção no bioma Cerrado e utilizadas em mais de 200 milhões de hectares no Brasil.

A Embrapa Cerrados também atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento que buscam ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos naturais do Bioma Cerrado, além de desenvolver sistemas de produção sustentáveis em equilíbrio com a oferta ambiental da região. A unidade tem contribuído para transformar a região numa das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade.

O GDF já pediu a desapropriação de 90 hectares para a construção de quase 5 mil unidades habitacionais para o programa Minha Casa, Minha Vida. Os pesquisadores temem a perda das pesquisas em andamento, caso tenham que entregar a área. Os ambientalistas também mostram preocupação e defendem estudos de impacto ambiental do local.  Joe Valle acredita que é possível conciliar e chegar numa decisão favorável para todos.

Foram convidados para a mesa: chefe da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres; procuradora do MPDFT, Cristina Rasia; representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Beatriz Bulhões Mossri; o presidente da Terracap, Abdon Henrique de Araujo e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jane Gil, entre outros.

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.