22 de setembro de 2017

Primeira Assembleia Ambiental da ONU começa na próxima semana

A Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA, na sigla em inglês), o encontro de mais alto nível da ONU já convocado com foco em meio ambiente, está a menos de uma semana de sua abertura. A UNEA acontece na sede do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), em Nairobi, de 23 a 27 de junho.

A Assembleia contribuirá diretamente para a Assembleia Geral da ONU e tem adesão universal de todos os 193 Estados-membros, além de outros grupos de interessados. Com este grande alcance nas esferas legislativas, financeiras e de desenvolvimento, a UNEA será uma plataforma inovadora para a liderança sobre a política ambiental global.

Para muitos, a criação da UNEA representa o amadurecimento do meio ambiente como uma questão mundial, uma vez que coloca, pela primeira vez, as preocupações ambientais em pé de igualdade com as de paz, segurança, finanças, saúde e comércio.

Os principais temas da UNEA incluem o comércio ilegal de animais silvestres; Estado de Direito e a legislação sobre meio ambiente; financiamento da economia verde; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, incluindo consumo e produção sustentáveis.

Neste novo fórum, o PNUMA e seus parceiros serão capazes de oferecer aos governos e outros tomadores de decisão as informações científicas, ferramentas e inovação necessárias para vincular a gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

A UNEA possui mandato para tomar decisões estratégicas e fornecer orientação política no trabalho do PNUMA, bem como promover uma interface forte entre ciência e política. Espera-se que a primeira UNEA entregue uma série de resultados que enunciem ações concretas para enfrentar os principais desafios ambientais.

Sempre que necessário, a UNEA também pode recomendar projetos de resolução para aprovação na Assembleia Geral das Nações Unidas, para a ação de todo o Sistema ONU.

(ONU Brasil)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.