19 de novembro de 2017

Castramóvel realiza primeiros exames em animais de Taguatinga

castramovel_ecobrasiliaCirurgias devem começar em até 15 dias

Foram realizados nesta sexta-feira (12), no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga,  os exames pré-operatórios dos 15 primeiros animais que vão ser beneficiados pelo Castramóvel, a unidade de atenção à saúde animal lançada em março pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh-DF).

Segundo o GDF, este é o primeiro passo para o início das castrações que devem começar em até 15 dias e serão realizadas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Universidade de Brasília (UnB).

Os animais beneficiados foram selecionados a partir do pré-cadastro que os próprios donos realizaram junto à Subsecretaria de Saúde Ambiental da Semarh. A Região Administrativa (RA) de Taguatinga foi escolhida para o início das atividades porque lá foi registrado o maior número de interessados cadastrados. Inicialmente, a previsão é de que o Castramóvel permaneça no Parque Lago do Cortado até o final do ano. Novos cadastros podem ser feitos pelo e-mail cadastrocastramovel@gmail.com .

A secretaria informa que a castração de cães e gatos, além de fundamental para o controle de natalidade e equilíbrio populacional desse animais, também é um importante instrumento de gestão das unidades de conservação do DF. “Os riscos oferecidos por animais domésticos abandonados nos parques, por exemplo, se estendem aos próprios frequentadores, como também aos animais silvestres que habitam o local”.

(ECO Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.