19 de novembro de 2017

Cúpula do Clima: Indústria de transportes anuncia projetos para poluir menos

Carros elétricos quase não poluem e são uma boa alternativa. Foto: ONU/JC McIlwaine
Carros elétricos quase não poluem e são uma boa alternativa. Foto: ONU/JC McIlwaine

Nesta terça-feira (23), diversas iniciativas mundiais foram anunciadas pela indústria de transportes, com o objetivo de combater as mudanças climáticas através da utilização de energias mais limpas. Os projetos, que envolvem carros, trens, aviões e até bicicletas, foram divulgados durante a Cúpula do Clima, que acontece na sede da ONU em Nova York.

A iniciativa Mobilidade Elétrica Urbana, por exemplo, pretende aumentar o número de veículos elétricos nas cidades em cerca de 30% até 2030 e tornar as cidades amigáveis para o seu uso. O plano é apoiado por empresas privadas, incluindo a Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, bem como pelo Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Em relação aos trens, a União Internacional dos Caminhos de Ferro – com 240 membros na Europa, China, Rússia, Índia e Estados Unidos – lançou o Desafio do Transporte Ferroviário Sustentável de Baixo Carbono para promover o uso de trens tanto no transporte de cargas como no de passageiros.

Governos-membros da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) também prometeram reduzir pela metade as emissões líquidas de CO2 até 2050, em relação aos níveis de 2005.

O transporte contribui com cerca de um quarto das emissões de gases do efeito estufa e com aproximadamente um quinto do consumo de energia. Se sua utilização não for modificada, o uso de energia e as emissões de gases devem aumentar em quase 50% até 2030.

(ONU Brasil)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.