19 de novembro de 2017

ONU: Setores público e privado mobilizarão 200 bilhões de dólares para combater mudanças climáticas

Durante a Cúpula do Clima, nesta terça-feira (23), governos, investidores e instituições financeiras se comprometeram a mobilizar 200 bilhões de dólares até o final de 2015 para o “Fundo Verde para o Clima”, destinado a ajudar os programas de baixo carbono dos países em desenvolvimento. O acordo deve dar um impulso significativo para a meta da ONU de obter 100 bilhões de dólares por ano até 2020.

“Isso vai servir como um catalisador para finalizar um acordo universal e significativo sobre as alterações climáticas em Paris, em 2015″, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Esta Cúpula criou uma plataforma para novos acordos e reuniu os líderes dos setores público e privado de todo o mundo, não só para reconhecer os riscos climáticos, mas concordar em trabalhar juntos”, acrescentou.

O acordo combina o financiamento público e privado, incluindo promessas de doadores e de países em desenvolvimento. Do setor privado destacaram-se instituições financeiras, fundos de pensão e seguradoras, bem como os bancos de desenvolvimento e comerciais que nunca tinham atuado sobre a mudança climática em tão larga escala.

A Cúpula também marcou um grande avanço nos esforços dos Governos e empresas para estabelecer um preço sobre as emissões de gases de efeito estufa, um passo que oferece aos investidores e consumidores um reflexo exato do verdadeiro custo dos bens e serviços. Mais de 50 países e 500 empresas endossaram a necessidade de desenvolver mecanismos que reflitam adequadamente os verdadeiros custos relacionados com a poluição e as emissões.

(ONU Brasil)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.