Unb lança edital para incentivar projetos de inovação social

Programa inédito visa apoiar iniciativas dos cursos de graduação da instituição com foco na prática. Inscrições podem ser feitas até o dia 30

A Universidade de Brasília apresenta, pela primeira vez, um programa direcionado a apoiar projetos de graduação, articulados com a pesquisa e a extensão, de maneira a integrar a práxis na formação dos estudantes universitários. 

Para isso, os decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX) e de Pesquisa e Pós Graduação (DPP) lançaram o edital DEG 6/2014 de Fomento para Projetos de Aprendizagem e Inovação Social. A série inaugural de atividades deve ser realizada na região de Paranoá-Itapoã.

A professora Maria de Fátima Brandão, diretora técnica de Graduação, explica que a iniciativa visa a incentivar a dimensão da prática das disciplinas de graduação e trazer problemas sociais concretos do contexto social para a reflexão e aprendizagem, sob a coordenação e supervisão pedagógica docente. “É um conceito novo, pois os professores estão acostumados a dar aula e fazer pesquisa ou extensão, estamos invertendo essa lógica. A prática precisa acontecer na realidade”, reforça.

O projeto deverá, obrigatoriamente, estar vinculado a uma disciplina de graduação, da oferta do semestre em curso que possa ser caracterizada por um ou mais dos processos de: estudos práticos e experimentais, estágios supervisionado, atendimento ou serviço, iniciação a docência, iniciação científica ou outra atividade que possa ser articulada com questões sociais da comunidade do Paranoá e Itapoã.

Serão oferecidas bolsas de quatro modalidades: Bolsa BAIS-A, destinada a estudantes de graduação com experiência em tutoria ou em monitora de graduação ou em atividades afins por no mínimo dois semestres letivos; Bolsa BAIS-B, destinada a estudantes de graduação com experiência em tutoria ou em monitoria de graduação; Bolsa BAIS-C, para estudante de pós-graduação; e Bolsa BAIS-D, destinada a estudantes em atividade de extensão no âmbito do projeto.

A proposta em meio impresso deve ser enviada à Diretoria Técnica de Graduação do DEG (DTG/DEG), via UnBdoc. Deve ser enviado também o arquivo digital, contendo o detalhamento do projeto de graduação, via Formulário Eletrônico de Proposta de Projeto. A data limite para submissão das propostas é 30/09 e a provável data para a divulgação do resultado provisório da 1ª etapa é 1/10.

Mais informações na página do DEG.

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.