UnB promove seminário sobre mobilidade e cidades sustentáveis

(Isa Lima/UnB Agência)
(Isa Lima/UnB Agência)

Realizado em parceira com a Câmara dos Deputados, evento reunirá especialistas de vários países. Programação inicia nesta segunda-feira (20)

A Câmara dos Deputados sediará entre os dias 20 e 23 de outubro, no auditório Nereu Ramos, o II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidade para Cidades Sustentáveis. O evento é uma iniciativa Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da Universidade de Brasília, em parceria com a Câmara dos Deputados.

O encontro anual, de caráter científico, é espaço para a discussão de temas contemporâneos relacionados à área e para a divulgação das pesquisas realizadas no PPGT/UnB.

Em 2014, o tema escolhido “Mobilidade para Cidades Sustentáveis” é preocupação de inúmeros países, pois focaliza, entre outros pontos, as consequências dos problemas ambientais, sociais e econômicos que o uso do automóvel vem provocando.  “As discussões giram em torno de alternativas para a mitigação das externalidades negativas dos transportes como os efeitos da poluição, acidentes de transporte, congestionamentos”, explica o professor José Augusto Fortes, coordenador da iniciativa.

O evento promoverá ainda a discussão das principais questões teóricas e empíricas referentes ao planejamento, organização, governança, financiamento e tecnologias para a mobilidade nas cidades, de forma a propiciar a melhoria da qualidade de vida da população. Também serão colocadas em pauta políticas nacionais e internacionais referentes ao tema, de forma a promover o conhecimento de experiências sobre a mobilidade urbana e as soluções para a acessibilidade sustentável nos principais centros mundiais.

Entre os assuntos que serão abordados durante o seminário, estão:

•    Mobilidade e bem-estar coletivo
•    As mudanças de comportamento para a mobilidade e a gestão urbana;
•    A cidade como espaço público;
•    Tecnologias para os transportes urbanos;
•    Governança no setor de transportes e as políticas públicas de mobilidade;
•    Financiamento da mobilidade urbana;
•    Conselhos de transportes e controle social;

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Participarão dos painéis de exposição técnicos do governo federal, dos governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, pesquisadores dos segmentos de transporte de vários países, além de diversas autoridades com interesse na temática.

Serviço

II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidade para Cidades Sustentáveis

20 a 23 de outubro

Auditório Nereu Ramos

Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Inscrições: http://www.seminarioppgt.blogspot.com.br/

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.