Castramóvel realiza ações em Taguatinga

(divulgação)
(divulgação)

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais domésticos, está instalado na Região Administrativa de Taguatinga e realiza semanalmente cirurgias em cães e gatos. A ação acontece por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Universidade de Brasília (UnB).

Os médicos veterinários da UNB, desde o mês de setembro, realizam exames pré-operatórios e cirurgias dos animais cadastrados. Até o último dia 31 foram realizados 97 exames e 60 castrações. Para a protetora dos animais, Suelem Luci, a ação deveria ser expandida para todo país. Ela levou duas cadelas que encontrou na rua para participarem do procedimento, porque tem outros cães em casa e não quer que eles procriem, pois não tem condições financeiras para arcar com os custos da criação de mais animais.

Para a dona de casa Joana Chagas a ação é muito importante para diminuir a quantidade de animais nas ruas. Ela que adotou uma cadela de rua, acha que a ação vai diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados.

A Analista de Atividades do Meio Ambiente e médica veterinária do Ibram, Ana Nira, lembra que a castração de cães e gatos permite o controle de natalidade desses animais, permitindo o equilíbrio populacional a longo prazo. “São grandes os riscos oferecidos por animais domésticos abandonados. Eles podem atacar animais silvestres dos parques e também os próprios freqüentadores”.

Nesta ação, foram selecionados também animais de sociedade protetora dos animais. O objetivo é ajudar o controle de natalidade e ajudar essas pessoas a manterem a saúde dos animais em dia.

Etapas
Para fazer a cirurgia é necessário o pré-cadastro junto à Subsecretaria de Saúde Ambiental da Semarh, e após convocação, o animal passa pelas etapas dos exames pré-operatórios para avaliação da saúde e, se estiver apto, o animal é enviado para a cirurgia.

Taguatinga é a primeira Região Administrativa (RA) beneficiada, pois lá foi registrado o maior número de interessados cadastrados. A região sedia ainda outra importante iniciativa na área de saúde animal: o Hospital Veterinário Público do DF que também será situado no Parque Lago do Cortado.

Novos cadastros podem ser feitos pelo e-mail cadastrocastramovel@gmail.com

Saiba mais sobre o Castramóvel

(Semarh-DF)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.