19 de novembro de 2017

UnB abre inscrições para Curso de Educação Ambiental

brasília sustentávelCom início em 1º de março, curso de extensão será oferecido a distância. Inscrições vão até 28 de fevereiro.

A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC abriu inscrições para o Curso de Extensão Educação Ambiental – Escolas Sustentáveis e Com-Vida no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.

O curso será oferecido na modalidade à distância, com carga horária de 120 horas. Foi desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília sob a coordenação da Profa. Dra. Rosângela Corrêa e será certificado pela Universidade de Brasília.

Serão oferecidas 100 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição e atendimento aos pré-requisitos (comprovante de vínculo da escola).  As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro. As aulas começam em 1º de março.

Os objetivos do curso são:

– Planejar uma intervenção nas escolas para transformá-las em espaços educadores sustentáveis, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental e de potencialização da cultura e da trajetória histórica das comunidades onde se inserem;

– Discutir estratégias para inserção qualificada da educação ambiental nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar:

– Estimular as escolas e a comunidade a participarem de projetos que promovam a educação para sustentabilidade e a diversidade, valorização das origens étnicas dos grupos humanos;

– Implantar Com-Vidas nas escolas.

– Promover o conhecimento sobre a sociobiodiversidade do bioma Cerrado.

 

Metodologia
Curso desenvolvido em módulos, com dois encontros presenciais e as demais atividades realizadas a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

A intenção é que os grupos formados em cada escola atuem como ‘embriões’ de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – Com-Vida, propiciado por meio do convívio e do diálogo intergeracional. Os tutores a distância acompanharão os cursistas durante todo o curso para orientá-los na realização das atividades. Está prevista a disponibilização de um dvd titulado ‘Alfabetização Ecológica: ABCERRADO’ como parte da metodologia do curso.

Público alvo

professores e gestores da Educação Básica, necessariamente em exercício nas escolas do DF.

 

Pré-requisitos
a) acesso a internet banda larga e disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para dedicação ao curso como realização das leituras e atividades.
b) carta da direção da escola, atestando o vínculo do candidato com a escola na função ocupada atualmente.

Para se inscrever, preencha o formulário que está disponível neste link.

Envie o comprovante de vínculo com a escola via email para rosangelaantro@gmail.com .

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.