19 de novembro de 2017

Evento reúne representantes de 18 hortas urbanas do Distrito Federal

brasília sustentável
(Foto: Paulo Miranda/Secretaria do Trabalho)

Representantes de 18 hortas urbanas participaram de uma reunião de Articulação de Grupos de Agricultura Urbana do Distrito Federal (Agau). O encontro ocorreu na manhã do domingo (1º), na Avenida das Paineiras, no Parque Central de Águas Claras, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, André Lima. De acordo com o organizador, Daniel Pereira, a intenção do evento é agregar mais coletivos de hortas comunitárias e, com o fortalecimento, sugerir a participação do governo na construção e na manutenção delas.

Um dos anseios do grupo é a regulamentação da Lei Distrital de Agricultura Urbana, que daria subsídio para os idealizadores dessas iniciativas participarem de editais e receberem recursos públicos para auxiliar no desenvolvimento das hortas. “A ideia é continuar o mapeamento para identificar mais hortas que possam se somar a essa iniciativa”, afirmou Daniel.

Todas as hortas cadastradas pelo Agau são abertas ao público. Elas são sustentadas por voluntários, que plantam hortaliças, ervas medicinais e árvores frutíferas em terrenos baldios.

Na hora da colheita, qualquer membro da comunidade pode levar os alimentos para casa. Uma nova reunião será marcada daqui a quatro meses para consolidar a articulação.

Durante o evento, ocorreram algumas dinâmicas, como a feira de troca de sementes e mudas, colheita de hortaliças e a inauguração de uma estrutura de proteção dos canteiros no Parque Central de Águas Claras.

(com informações da Agência Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.