ONU Mulheres realiza exposição ‘Pequim+20 em Graffiti’ na Torre de TV em Brasília

mulheres direitos humanos brasília
Painel produzido pela artista VR (Vanessa Rosa) com o tema Violência contra as Mulheres para a exposição itinerante ‘Pequim+20 em Graffiti’. Foto: ONU Mulheres/Flávio Sandoval

Instalação pode ser conferida no mezanino até 30 de março. Em linguagem de arte urbana, campanha Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” recupera compromissos de documento internacional referência para os direitos das mulheres.

A ONU Mulheres e a Rede Nami de arte urbana inauguraram, no Dia Internacional das Mulheres, a exposição itinerante “Pequim+20 em Graffiti”, que permanecerá no Mezanino da Torre de TV durante todo o mês de março, com entrada gratuita.

As artes dos painéis foram produzidas em março do ano passado, na Ceilândia, por grafiteiros e grafiteiras mobilizadas pela Rede Nami com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e eliminação da discriminação contra as mulheres.

A exposição Pequim+20 foi inspirada nos 12 temas prioritários da Plataforma de Ação de Pequim, documento resultante da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres da ONU, realizada em 1995, para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Os 12 temas são: Mulheres e pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra a Mulher; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na liderança; Mecanismos institucionais para avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas.

Vinte anos após sua elaboração, a Plataforma de Ação de Pequim continua servindo como um roteiro para o avanço das mulheres. É possível identificar progressos na esfera política e econômica, porém não o bastante. A 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres, que se encerra nesta sexta-feira (20), em Nova York, está fazendo uma revisão da implementação global da Plataforma de Ação de Pequim e um balanço da atual situação da mulher no mundo. Nesse contexto, a campanha Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” oferece uma oportunidade para renovar compromissos, cobrar ação política e mobilizar a população global na busca de um objetivo comum.

(com informações da ONU Brasil)

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.