Exposição no Buriti revela a contribuição do negro na construção de Brasília

brasília direitos humanos sustentabilidade
(Foto: Arquivo Público do DF)

Mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do Arquivo Público do DF e fica no palácio até 9 de abril

Parte da história de Brasília chega ao Salão Branco do Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (20). Às 16 horas, será aberta a exposição Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960). A mostra comemora os 30 anos do Arquivo Público do Distrito Federal por meio de 20 painéis que valorizam a participação do negro no surgimento da cidade. A composição visual, feita pelo artista brasiliense Paulo Athaíde Cavalcante, foi criada com base em pesquisas de documentos históricos e registros orais de pioneiros.

Durante a abertura da exposição, será exibido um curta de 13 minutos sobre a pesquisa para o projeto — fruto de parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

 

História
Ao passear pela exposição, o visitante irá descobrir detalhes relevantes da construção de Brasília, como a participação dos quilombolas (descendentes de escravos) nas obras de construção das primeiras cantinas, hospedagens, refeitórios e escritórios da Cidade Livre – atual Núcleo Bandeirante. Carteiras de trabalho revelam as ocupações destes trabalhadores, com documentos, inclusive, de menores de idade, filhos desses operários.


(Fotos: Arquivo Público do DF)

Os homens também aparecem em momentos de descontração nos acampamentos e em cenas cotidianas, como à espera de um ônibus na parada. Já as mulheres negras trabalhavam em funções como copeira, escriturária e lavadeira. O sentimento de pertencimento ao novo lugar por esses trabalhadores também é manifestado em relatos orais que fazem parte do programa de História Oral do Arquivo Público.

Itinerante, a mostra segue para o Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes, em 10 de abril.

 

Serviço:
Exposição “Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960)”
De 20 de março a 9 de abril de 2015
Salão Branco do Palácio do Buriti
Visitação: de segunda à sexta-feira (exceto dia 25), das 10 às 16 horas
Mais informações: 3361-7739

 

 

(com informações da Agência Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.