Multiuso do Lago Paranoá será discutido em audiência pública na CLDF

eco brasília df sustentável
(Arquivo ECO Brasília)

Por meio de iniciativa de deputado distrital Joe Valle (PDT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Administração do Lago Norte/Varjão e coletivos sociais promoverão audiência pública sobre “Água é Vida! Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”. O debate será dividido em três subtemas: democratização do acesso; preservação e zoneamento/captação de água pelo Lago Paranoá.

A audiência acontece no sábado (28/03), às 10h, no Parque das Garças, situado na QI 15 do Lago Norte. Uma série de atividades antecederá a audiência. A partir das 7h o público poderá participar da uma aula de natação no lago, plantio de mudas, roda musical, capoeira, entre outras atividades.

O evento tem por objetivo conscientizar a população para o uso do Lago Paranoá e debater alternativas para a preservação das nossas águas. A audiência faz parte da programação da Semana da Água no DF. O evento contará com outras atividades no Parque das Garças e no Lago Paranoá.

Para Joe Valle, é preciso compreender a realidade sobre as nossas fontes d’água, que abastecem o Lago Paranoá, e a Bacia que a comporta, para que possamos construir as proposições que sejam realmente efetivas com vistas a garantir o direito humano à água e ao saneamento para todas as famílias do DF e cidades vizinhas.

“O que fazemos de nossa água, nascentes, mananciais, além das formas de preservação da vegetação e cuidados com nossas bacias hidrográficas, afetará não só o DF, mas incidirá em todo o país”, afirma o deputado, ao ressaltar que no Planalto Central nascem as três maiores bacias hidrográficas do país.

Entre os convidados para a audiência estão o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann; a presidente do IBRAM, Jane Vilas Bôas; a diretora do IPOEMA, Luiza Padoa; o secretário de Meio Ambiente, André Lima; o diretor-presidente da Adasa, Vinícius Benevides; o diretor-presidente da Caesb, Maurício Luduvice; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Leal, e o presidente da EMATER, Argileu Martins da Silva.

28/03 – Programação
7h às 9h – Aula de natação no lago Paranoá
9h às 10h – Café da Manhã Comunitário
10h às 12h – Abertura Audiência Pública
12h às 12h30 – Plantio de mudas do Cerrado
12h30 às 13h – Palestra de combate à dengue

Programação para crianças
8h30 às 9h30 – Oficina Educativa: água de beber e de viver
8h30 às 9h – Plantio de mudas
9h às 9h30 – Roda de Capoeira
9h30 às 10h – Roda Musical
9h30 às 11h – Educação Ambiental com os palhaços Cocada e Ximbica
10h às 12h – Oficina de móvel de bambu
11h às 12h – atividades educativas

 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.