19 de novembro de 2017

Multiuso do Lago Paranoá será discutido em audiência pública na CLDF

eco brasília df sustentável
(Arquivo ECO Brasília)

Por meio de iniciativa de deputado distrital Joe Valle (PDT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Administração do Lago Norte/Varjão e coletivos sociais promoverão audiência pública sobre “Água é Vida! Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”. O debate será dividido em três subtemas: democratização do acesso; preservação e zoneamento/captação de água pelo Lago Paranoá.

A audiência acontece no sábado (28/03), às 10h, no Parque das Garças, situado na QI 15 do Lago Norte. Uma série de atividades antecederá a audiência. A partir das 7h o público poderá participar da uma aula de natação no lago, plantio de mudas, roda musical, capoeira, entre outras atividades.

O evento tem por objetivo conscientizar a população para o uso do Lago Paranoá e debater alternativas para a preservação das nossas águas. A audiência faz parte da programação da Semana da Água no DF. O evento contará com outras atividades no Parque das Garças e no Lago Paranoá.

Para Joe Valle, é preciso compreender a realidade sobre as nossas fontes d’água, que abastecem o Lago Paranoá, e a Bacia que a comporta, para que possamos construir as proposições que sejam realmente efetivas com vistas a garantir o direito humano à água e ao saneamento para todas as famílias do DF e cidades vizinhas.

“O que fazemos de nossa água, nascentes, mananciais, além das formas de preservação da vegetação e cuidados com nossas bacias hidrográficas, afetará não só o DF, mas incidirá em todo o país”, afirma o deputado, ao ressaltar que no Planalto Central nascem as três maiores bacias hidrográficas do país.

Entre os convidados para a audiência estão o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann; a presidente do IBRAM, Jane Vilas Bôas; a diretora do IPOEMA, Luiza Padoa; o secretário de Meio Ambiente, André Lima; o diretor-presidente da Adasa, Vinícius Benevides; o diretor-presidente da Caesb, Maurício Luduvice; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Leal, e o presidente da EMATER, Argileu Martins da Silva.

28/03 – Programação
7h às 9h – Aula de natação no lago Paranoá
9h às 10h – Café da Manhã Comunitário
10h às 12h – Abertura Audiência Pública
12h às 12h30 – Plantio de mudas do Cerrado
12h30 às 13h – Palestra de combate à dengue

Programação para crianças
8h30 às 9h30 – Oficina Educativa: água de beber e de viver
8h30 às 9h – Plantio de mudas
9h às 9h30 – Roda de Capoeira
9h30 às 10h – Roda Musical
9h30 às 11h – Educação Ambiental com os palhaços Cocada e Ximbica
10h às 12h – Oficina de móvel de bambu
11h às 12h – atividades educativas

 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.