15 de novembro de 2017

Defensores dos animais visitam obras do Hospital Veterinário e Castramóvel

brasília sustentável
(Ascom/SEMA)

No último sábado (25), defensores dos animais de diversas instituições realizaram visita às obras do Hospital Público Veterinário do Distrito Federal e ao veículo Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais domésticos, ambos localizados no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga.

Na visita técnica, coordenada por representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de Brasília (Sema), a coordenadora de Fauna do Ibram, Ana Nira, informou sobre o histórico da obra, o processo de uso dos recursos provenientes da compensação ambiental, como será o atendimento de cães e gatos, além da proposta do sistema de gestão.

Ela esclareceu ainda que o Castramóvel funcionou entre os meses de setembro a dezembro de 2014, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de Brasília e que, durante esse período, foram realizadas 92 cirurgias em cães e gatos. Esse acordo está sendo renovado para que o Castramóvel volte a funcionar em 2015.

A assessora especial da Sema, Mara Moscoso, destacou a atuação do órgão sobre elaboração das políticas públicas voltada para a defesa dos animais. “Pela primeira vez a Secretaria conta com uma coordenação para cuidar dos Direitos dos Animais, e tem como função articular com demais órgãos públicos, o legislativo e a sociedade civil para consolidar uma política distrital de defesa e proteção dos animais”, afirmou a assessora.

Participaram da visita representantes do Procurando Pets, Coalizão ArticulAnimal, Frente de Ações pela Libertação Animal – FALA, Associação Protetora dos Animais do DF – ProAnima, Salvando Vidas Protetores Independentes – SVPI, Ação Animal, Clube do Gato de Brasília, Resgates de Brasília, além de protetores e ativistas independentes. 

  • hospital-veterinario1
  • hospital-veterinario2

Instalações do Hospital Veterinário em fase de construção (Fotos: Ascom/SEMA)

Saiba mais

O Castramóvel é uma carreta de 15 metros de comprimento, equipada para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos, fêmeas e machos. A esterilização constitui-se num método ético e eficaz na busca pela promoção da saúde pública e ambiental, tendo em vista que a reprodução indiscriminada de cães e gatos aumenta os casos de abandono, maus-tratos e contribui na propagação das doenças transmissíveis ao homem (zoonoses), influenciando não só o meio em que vivemos como os animais da região.

O Hospital Público Veterinário, além de ter um sistema de esterilização, oferecerá atendimentos nas áreas de ortopedia, cardiologia, clínica médica, medicina de felinos, oncologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia, patologia clínica, anestesia e cirurgia de tecidos moles.

(Castramóvel - divulgação SEMA)
(Castramóvel – divulgação SEMA)

(com informações da Sema)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.