Divulgados os finalistas do Prêmio Nacional de Biodiversidade

brasília sustentável
Proteção ao peixe-boi: finalista (Foto: Divulgação MMA)

Premiação instituída pelo Ministério do Meio Ambiente recebeu 888 inscrições. Vencedores serão conhecidos em 22 de maio, numa cerimônia m Brasília.

Instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Comissão Julgadora do Prêmio Nacional de Biodiversidade selecionou os 18 trabalhos finalistas. Eles concorrem nas categorias Academia, Empresas, Imprensa, Órgãos Públicos, Organizações Não Governamentais e Sociedade Civil. Com objetivo de promover novas práticas na área de biodiversidade, a premiação se destaca por alavancar boas iniciativas. “A expectativa é que esse seja o principal prêmio ambiental do país”, declarou a ministra Izabella Teixeira.

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Biodiversidade ocorrerá em Brasília, em 22 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade. Na ocasião, será conhecido o ganhador de cada uma das seis categorias. Os 18 finalistas receberão um certificado e uma viagem a Brasília para participar da solenidade, com todas as despesas pagas. Os vencedores receberão o troféu do primeiro Prêmio Nacional de Biodiversidade.

Concorrida avaliação

A Comissão Julgadora recebeu a missão de avaliar as iniciativas inscritas, selecionar as finalistas e indicar os vencedores de cada categoria. Até chegar aos 18 concorrentes, o Prêmio passou por uma concorrida avaliação. Das 888 iniciativas inscritas, 213 foram homologadas conforme as regras da premiação. Destas, 32 chegaram à semifinal.

A Portaria MMA nº 80, de 10 de abril de 2015, nomeou para compor a comissão julgadora os especialistas Miguel Ângelo Marini e Paulo Brack; Beatriz de Bulhões Mossri; Herton Abacherli Escobar; Fábio Rubio Scarano; Adriana Gonçalves Moreira e Denise Hamú Marcos de La Penha.

A categoria Individual, sétima prevista no regulamento desta primeira edição do Prêmio Nacional de Biodiversidade, foi excluída do certame porque os trabalhos enviados não estavam de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do Prêmio. A decisão da Comissão Julgadora vale somente para esta versão do Prêmio e foi tomada com base nos critérios previstos nas regras do concurso.

Confira a lista dos 18 finalistas aqui 

(com informações do Ministério do Meio Ambiente)
Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.