Dia Mundial da Biodiversidade – Exposição apresenta a riqueza da sociobiodiversidade brasileira

df sustentável jardim botânico
Produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. (Foto: Eduardo Monteiro)

Como parte das comemorações da Semana da Biodiversidade (em 22 de maio celebra-se o Dia Mundial da Biodiversidade), os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) realizam, no Jardim Botânico de Brasília, a exposição Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas

A mostra é organizada num circuito de 6 estações, cada uma representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. Em cada uma dessas estações, é possível explorar e conhecer as riquezas culturais, naturais e os produtos da sociobiodiversidade relacionados àquele meio.

A exposição é composta por produtos que são fonte de renda dos povos tradicionais e agricultores familiares, e por informações sobre os biomas e suas populações, tudo sempre associado a relação sustentável entre as comunidades e o meio ambiente. 

Também adaptada para deficientes visuais, com tradução em braile e sinalização no piso, a mostra estará aberta à visitação até 18 de junho, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília, das 9h às 17h, de terça a domingo.

Sociobiodiversidade
Entende-se por sociobiodiversidade a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, onde há formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. A estratégia, abarcada pelo Programa Nacional da Sociobiodiversidade, incentiva comunidades agroextrativistas em todo o território nacional para que desenvolvam iniciativas de produção, comercialização e capacitação.

Serviço
Exposição Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas
Quando? 19 de maio a 18 de junho, de terça a domingo, das 9h às 17h
Onde? Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília
Quanto? R$ 2,00 (preço do ingresso para entrada no Jardim Botânico de Brasília)
Mais Informações: exposociobio@gmail.com

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.