15 de novembro de 2017

Concurso vai premiar aplicativo sobre água

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Promovido pela ABRH e MCI Brasil, concurso cultural vai premiar primeiro colocado com 5 mil reais

O Brasil tem convivido com uma dura realidade no que diz respeito a seus recursos hídricos. Com a falta de água em algumas regiões, quase todos têm se empenhado para reverter o quadro que combina variações climáticas, má gestão e falta de investimento. Em São Paulo, por exemplo, 79% da população diminuiu o consumo assim que o Governo revelou a situação dos reservatórios paulistas.

Ao encontro de ações que procuram sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) promove através da Campus Party um Hackaton, maratona para programadores desenvolverem um aplicativo de celular que agilize o acesso à informação sobre pontos de vazamentos e falta de água nas regiões, enchentes, riscos de dengue, alerta a autoridades públicas, permitindo rapidez nos alertas e providência das autoridades.

“O objetivo do Hackaton é desenvolver um software que gere informações para minimizar o tempo de atendimento das autoridades públicas diante de informações mais precisas fornecidas pela sociedade”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil. “A ideia é que o aplicativo seja georreferenciado com total interface com as mídias sociais, fazendo com que o alerta possa também ser compartilhado gerando mais informação em tempo real”, completa.

São quatro assuntos identificados para o desenvolvimento do aplicativo:

Tema #1 Vazamento de água: Ao identificarem algum ponto de vazamento de água os usuários poderão alertar através do aplicativo para que ações sejam tomadas pelas concessionárias.

Tema #2 Falta de água em prédios e casas: Caso estejam sem água em suas residências ou escritórios, os usuários do APP devem poder alertar outros usuários e as concessionárias.

Tema #3 Enchentes: Alerta às autoridades públicas e outros usuários do aplicativo de pontos alagados nas cidades brasileiras.

Tema #4 Água parada, risco de dengue: Águas paradas elevam o risco de dengue e ao identificar água parada, o usuário pode alertar outros usuários pelo aplicativo e também acionar as autoridades públicas.

Inscrições
A participação no concurso é voluntária e gratuita e podem ser feitas do dia 23 de julho a 31 de outubro de 2015 através do site http://campuse.ro/challenges/abrh-hackaton/. O concurso é vedado aos funcionários da MCI e da Campus Party, mas é permitida a participação de associados da ABRH, exceto pessoas físicas ou jurídicas que tenham relação comercial com a Associação. Para acessar o regulamento completo do concurso clique aqui.

Os participantes deverão criar aplicativos de softwares livre para dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets) assim como aplicativos Web, baseados na Internet, utilizando a tecnologia de sua preferência.

Na avaliação serão levados em conta critérios como: utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e Design (20%).

A divulgação dos ganhadores será realizada no dia 6 de novembro de 2015 através do website da Campus Party e do Campuse.ro e a entrega da premiação será durante a realização do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento que acontece em Brasília-DF, de 22 e 27 de novembro de 2015.

Informações e dúvidas sobre as regras do concurso através do e-mail comercial@campus-party.com.br.

Campus Party Recife – A #CPRecife4, ou Campus Party Recife 2015, acontecerá entre os dias 23 a 26 de julho de 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco – Recife/PE. http://recife.campus-party.org.  

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.