Estudantes de escola pública fazem curta inspirado nas tartarugas marinhas

(divulgação)
(divulgação)

Filme foi um dos 39 escolhidos para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul. A professora utilizou informativos do projeto Tamar para orientar alunos

Um grupo de alunos da turma 1º ano do Ensino Fundamental de 2014 do Colégio Aplicação de Florianópolis (SC) produziram a animação Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura, inspirada nas tartarugas marinhas. A produção foi um dos 39 filmes selecionados para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM/2015). Durante um ano, a professora Mariza Konradt de Campos manteve contato com o Projeto TAMAR de Floripa, enviou fotos dos trabalhos dos alunos e se atualizou sobre a conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Contou também com o auxílio do material de apoio guia do professor do Programa Amigos do Mar, parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto TAMAR.

Tudo começou em Aracaju/SE, com um projeto que levou a Tamu, uma tartaruga de pelúcia, a visitar suas amigas tartarugas no TAMAR pela primeira vez. A partir daí, a professora desenvolveu uma atividade multidisciplinar que abordou o tema da proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção, e teve como resultado um vídeo, selecionado entre 385 trabalhos inscritos no FAM/2015, que foi realizado de 19 a 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para a coordenadora do TAMAR Florianópolis, Juçara Wanderlinde, o trabalho é um ótimo exemplo de como os professores podem tratar esse assunto em sala de aula. O filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças à ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais, e ao trabalho de instituições como o Projeto TAMAR, conta a professora Mariza. “Os alunos pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas”.

 

(do Portal Brasil)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.