Distrito Federal terá Carta pela Paz

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Proposta para o documento foi validada na terça-feira (28), durante reunião do Grupo de Trabalho de Prevenção

Brasília ganhará, até meados de agosto, a Carta pela Paz. O documento será uma ferramenta para garantir que o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa recém-lançado pelo governo, conte sempre com a participação social, um de seus pilares. 

O lançamento da Carta deverá ser na Estrutural, lugar com a maior concentração de jovens no Distrito Federal, segundo Márcia de Alencar Araújo, subsecretária de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social,   “O governador [Rodrigo Rollemberg] quer ter um diálogo direto com a juventude.”

A proposta para a carta foi validada durante reunião do Grupo de Trabalho de Prevenção, na terça-feira (28), e agora seguirá para apreciação e assinatura do governador. “Com esse documento, vamos conseguir mobilizar a sociedade para participar da gestão do pacto [Viva Brasília]”, acredita a subsecretária Márcia. O princípio do texto, adianta ela, é ter linguagem clara e direta.

Segundo a subsecretária, depois do lançamento, serão realizadas conferências com o objetivo de criar o Conselho Distrital de Segurança Pública, a ser instituído por meio de decreto. A ideia é que esse colegiado tenha natureza consultiva, com a finalidade de acompanhar as ações e propor diretrizes para políticas de prevenção e repressão à violência dentro do programa. “Com essa medida, garantimos o controle social e convidamos o cidadão a ser corresponsável pelas iniciativas do Viva Brasília”. A previsão é que a instância seja criada até dezembro.

Grupo de trabalho
Criado em abril, o Grupo de Trabalho de Prevenção reúne cerca de 30 membros, entre representantes de forças de segurança, de órgãos do governo e da sociedade civil. Ele trata de diretrizes e resultados esperados dentro do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida.

Viva Brasília
Lançado na terça-feira (21), o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida baseia-se na integração entre as forças policiais, os órgãos do governo e a comunidade. Outro alicerce importante do programa é a consolidação de uma cultura de paz, por meio de ações preventivas, como a oferta de projetos educativos, culturais e esportivos.

(com informações da Agência Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.