15 de novembro de 2017

Congresso trará ao Brasil experts internacionais sobre eficiência energética

(Foto: Divulgação Cobee)
(Foto: Divulgação Cobee)

Panorama internacional será debatido durante o 12º COBEE para compartilhar experiências de países como Alemanha, EUA, Argentina e Japão

Com o objetivo de aproximar e promover o intercâmbio de experiências, o 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) reunirá cinco experts internacionais para apresentar as novidades e tecnologias de seus países nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO).

Tabea von Frieling de Valencia, gerente de projetos de energias renováveis e eficiência energética do KfW no Brasil, principal banco de fomento alemão, irá compartilhar a experiência adquirida na Alemanha no financiamento de eficiência energética (EE). “As instituições financeiras têm um papel central em ‘transversalizar’ o financiamento verde. Existem aspectos-chave que precisam ser considerados na criação de linhas de EE no Brasil. Para pequenas e medias empresas é recomendável a criação de produtos financeiros padronizados para reduzir custos de transação. No desenho da linha é fundamental usar critérios simples e transparentes, pois quando são complexas não têm aderência do mercado e, como a eficiência energética ainda é um tema novo no País, é preciso que, além do financiamento, também oferecer acompanhamento técnico para que os bancos e clientes consigam se conscientizar e avaliar o potencial econômico”, explica.

Já o estadunidense diretor executivo do Projeto de Eficiência Energética do Sudoeste (SWEEP, sigla em inglês), Howard Geller, também fundador do American Council for an Energy-efficient Economy (ACEEE), abordará as medidas que estão sendo tomadas pelos EUA sobre eficiência energética após o país ter ficado em 13º lugar no relatório The International Energy Efficiency Scorecard, da ACEEE.

Apresentando cases dos seus respectivos países também palestrarão Rodolfo Pignatelli, diretor geral de iluminação da prefeitura de Buenos Aires (Argentina); e Royehel Kise, diretor da JASE World, associação de eficiência energética japonesa, que trará as tecnologias e equipamentos mais modernos e eficientes do mercado.

Serviço
12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 25 e 26 de agosto de 2015
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP
Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525

Painel “Casos de Sucesso no Mundo: oportunidades para compartilhar experiências e boas práticas do mercado”
Auditório único
Data: 25/8
Horário: 16h30 às 18h20

Painel “Eficiência Energética – Experiências Internacionais”
Auditório Sustentabilidade
Data: 26/8
Horário: 10h35 às 11h50

 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.