15 de novembro de 2017

Inscrições para o Parlamento Nacional da Juventude pela Água vão até amanhã (30)

parlamento-agua-brasiliaInspirado no World Youth Parliament for Water, iniciativa vai engajar jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos. Parlamento vai ter forte atuação no VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília, em 2018.

O Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirada no modelo do World Youth Parliament for Water que pretende reunir e promover o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como a participação dos mesmos no VIII Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em 2018.

A presidente da ABRH, Jussara Cabral, explica que o Parlamento é um elo da Rede da Juventude pela Água (REJUA) e será constituído de jovens oriundos de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. “Os membros (Jovens Parlamentares pela Água) devem ser facilitadores na criação de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas”, completa a presidente.

Serão selecionados até dois jovens da rede entre 18 e 27 anos, completos até o dia 22 de novembro de 2015, para representar cada um dos estados brasileiros e do Distrito Federal no PNJA. O objetivo é formar uma equipe multidisciplinar e dedicada à promoção da gestão sustentável, equitativa e eficiente dos recursos hídricos. Jovens de todas as áreas de conhecimento e com diversas vocações e talentos são convidados a se candidatar.

Processo de seleção em duas etapas

O processo de seleção dos Jovens Parlamentares pela Água ocorrerá através do registro dos candidatos no formulário online disponível na página da ABRH (http://www.abrh.org.br/pnja/inscricao).

As inscrições serão finalizadas no dia 30 de setembro. Somente serão aceitas candidaturas acompanhadas de currículo a ser preenchido no formulário eletrônico e um vídeo, de até 01 (um) minuto, gravado em qualquer formato e suporte, no qual o candidato explique por que deve ser eleito como um Jovem Parlamentar pela Água. O candidato deve fazer também o upload de documentos no sistema.

Depois da inscrição ocorrerá uma votação aberta na internet e uma seleção através de eleitores previamente selecionados, em instâncias do sistema de gestão de recursos hídricos brasileiros e entidades engajadas no cuidado com as águas, que escolherão dois dentre os mais votados pela internet.

Os jovens selecionados pelo edital deverão comparecer à Assembleia Geral do Parlamento Nacional da Juventude pela Água, que será realizada em Brasília de 20 a 22 de novembro próximo. Os jovens eleitos terão a sua inscrição sustentável garantida no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que acontece de 22 a 27 de novembro, na capital federal.

Mais informações sobre o PNJA em:
www.abrh.org.br/pnja
Contato: contato.pnja@abrh.org.br
Consulte o edital de participação clicando aqui.

CRONOGRAMA
Até 30 de Setembro: período para inscrições dos candidatos.
De 5 a 9 de outubro: Votação pelo público geral via internet.
De 10 a 18 de outubro: Análise pela comissão gestora da seleção.
Dia 19 de outubro: Publicação dos resultados da seleção. 

SERVIÇO
O quê: Inscrições para o Parlamento Nacional da Juventude pela Água
Quando: até 30 de setembro
Inscrições e informações:  contato.pnja@abrh.org.br
www.abrh.org.br/pnja 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.