13 de dezembro de 2017

Aprovada criação de Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal

brasília sustentabilidade
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (30) a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal. O início dos trabalhos do grupo ainda não tem data marcada e depende de apresentação de requerimento à Mesa do Senado.

A frente, que será integrada por senadores, terá como finalidade priorizar o desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais e os interesses socioeconômicos da região, que engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão.

A área corresponde a 59% do território e conta com 13% da população do país. A iniciativa partiu da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), para quem é urgente discutir e repensar as políticas de desenvolvimento da região:

“A exploração dessa região brasileira, nas últimas décadas, somada ao modelo tradicional de ocupação do território, causou um aumento exponencial das taxas de desmatamento e perda da biodiversidade”, justificou a autora do Projeto de Resolução 23/14, que propõe a criação da frente.

O relator, senador Paulo Rocha (PT/PA), recomendou a aprovação da proposta.

(Agência Senado)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.