19 de novembro de 2017

Livro: ‘A vida dos outros’ fala sobre ética e libertação animal

sustentabilidade brasíliaAutores trazem reflexões que unem Ética e Teologia para pensar melhor como os seres humanos tratam os outros seres vivos

Precisamos todos de conversão: conversão do olhar, conversão de sensibilidade, conversão de coração, conversão de hábitos e até mesmo conversão de paladar, além da conversão de mente.

A vida dos outros”, lançamento da Editora Paulinas, vai ao encontro da encíclica do Papa Francisco, Laudato si’. A obra tem como objetivo despertar reflexões que possam trazer mudanças de paradigma na relação com os animais não humanos, afinal, do ponto de vista ecológico, os seres da natureza tecem uma complexa dança com a terra e o clima. O todo é o que importa, e as partes representam papéis, funções de equilíbrio ou desequilíbrio, pois os entes individuais vão e vêm nessa eterna dança.

Para os autores Luiz Carlos Susin e Gilmar Zampieri, passamos por um holocausto diário, uma guerra permanente, uma carnificina sem precedentes. A ecoteologia tem insistido nas crises que estão em andamento por causa da ação predatória do ser humano, como o aquecimento global, escassez da água, a perda da biodiversidade, o desmatamento, o problema do uso e abuso dos recursos naturais, o problema do lixo, a fome, a pobreza e a decorrente migração e, portanto, a necessidade de se aliar ecologia ambiental com social.

a_vida_dos_outrosTodos esses fatores estão associados diretamente à ação do homem, que estabelece uma dramática relação com o animal irracional. Este assunto é tratado na primeira parte do livro que, de forma descritiva, fala do sofrimento e morte dos principais animais comercializados para o consumo. Na segunda parte, os autores apresentam uma reflexão sobre os direitos dos animais, as ambiguidades na herança grega e na herança bíblica e outros assuntos relacionados ao princípio da libertação. Na terceira e última parte, os autores trazem o olhar da Teologia da Libertação Animal, da tradição bíblica e cristã sobre os animais, e também o olhar de São Francisco de Assis, concluindo a obra com reflexões para a pergunta “Que devemos fazer”?

Título: A vida dos outros – Ética e Teologia da Libertação Animal
Editora: Paulinas
Autores: Luiz Carlos Susin e Gilmar Zampieri
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 320
Código: 527823
ISBN: 978-85-356-4001-4

Os autores:

LUIZ CARLOS SUSIN, frade capuchinho, é licenciado em Filosofia e doutor em Teologia. Professor na Faculdade de Teologia da PUC de Porto Alegre e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana. É cofundador e ex-presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil, membro da equipe de redação da revista internacional de teologia Concilium, secretário-geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação e membro da Equipe Interdisciplinar de Assessoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

GILMAR ZAMPIERI, frade capuchinho, graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), com mestrado nas duas áreas na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. É professor de Ética e Direitos Humanos no Centro Universitário Lasalle de Canoas e de Teologia Fundamental na ESTEF.

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.