19 de novembro de 2017

Anunciados os vencedores do Foto Cerrado 2015: veja as fotografias premiadas

"Sol sempre vivo", de Hélio Soares Júnior, registrada na Serra do Cipó (MG) foi a fotografia vencedora na categoria Geral
“Sol sempre vivo”, de Hélio Soares Júnior, registrada no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), foi a fotografia vencedora na categoria “Geral”

Alta qualidade dos trabalhos inscritos marcou primeira edição do concurso. Fotógrafos de dezessete Estados e do Distrito Federal participaram.

Na tarde de sexta-feira, 11 de dezembro (Dia do Engenheiro), foram divulgados os resultados do concurso cultural Foto Cerrado® 2015, iniciativa de âmbito nacional promovida pelo Portal ECO Brasília em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal com o objetivo de sensibilizar para a causa da valorização e preservação do Cerrado, e destacar o papel dos engenheiros na promoção da sustentabilidade socioambiental.

Na categoria “Geral”, o vencedor foi o biólogo Hélio Soares Júnior, de Campinas (SP), com a fotografia “Sol sempre vivo”, realizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Além de premiar o 2º e o 3º lugar (empate), nessa categoria também foram entregues 8 menções honrosas, dada a qualidade dos trabalhos. Na categoria “Engenheiros”, o 1º lugar ficou com a foto “O Cerrado e o Mar de Minas”, registrada às margens da represa de Estreito, em Claraval (MG), pela engenheira ambiental Bethania Pimenta Cardoso, de Passos (MG).

Nesta edição, a Comissão Julgadora composta por fotógrafos profissionais, um ecólogo e representantes das entidades realizadoras do concurso privilegiou quesitos como universalidade, expressão semiótica e naturalidade. “O júri buscou imagens que combinassem qualidade técnica e artística e que traduzissem de maneira forte e natural os principais aspectos imagéticos do bioma”, explica Andrés Gianni, editor do portal ECO Brasília e idealizador do concurso.

Das 395 solicitações de inscrições, foram aceitas 281, resultando na participação de 17 Estados e Distrito Federal. Os vencedores receberão prêmios como smartphone, tablet, câmera fotográfica e reproduções fotográficas em grande formato.  As três fotos mais compartilhadas nas redes sociais receberão brindes como reproduções fotográficas e fotobooks.

Visão ecológica

Para Hélio Soares Júnior, 30 anos, vencedor da categoria Geral, ganhar o concurso foi uma agradável surpresa. “Não esperava”, diz o estudante do mestrado em Biologia Animal do Instituto de Biologia da Unicamp, onde desenvolve pesquisas sobre formigas. “Vi que tinha ótimas fotos concorrendo, com os mais variados temas. Estou bastante feliz”.

O biólogo conta que começou a fotografar em 2004, como hobby. O interesse foi crescendo, ele resolveu se dedicar e estudar a fundo a arte fotográfica e hoje é especialista em macrofotografia de natureza. Desde 2010 realiza palestras e workshops sobre o tema. Já teve trabalhos selecionados para publicações internacionais como “Studies on Neotropical Fauna and Environment” e o calendário 2012 da Sociedade Americana de Entomologia. Entre outros espaços, expôs no MIS Campinas, no Museu da Ciência de São Carlos e na Somerset House, em Londres (pelo Sony World Photography Awards).

Soares também tem interesse em fotografia urbana, retratos, paisagem e arte conceitual. Ele fotografa pelo menos três vezes por semana, e acredita que a fotografia tem o potencial de aguçar a visão ecológica das pessoas.

 

Confira abaixo a galeria de Vencedores do Foto Cerrado 2015 (para ver todas as fotos classificadas, visite www.fotocerrado.com.br):

  • geral1
  • geral2
  • geral3
  • geral3b
  • enge1

Galeria Menções Honrosas Foto Cerrado 2015

  • mencao1
  • mencao2
  • mencao6
  • mencao8
  • mencao7
  • mencao5
  • mencao3
  • mencao4

 

(da Redação / ECO Brasília)

 

 

 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.