Tecnologia social “Água e Gestão” oferece cursos gratuitos na área de recursos hídricos

curso-agua-fundacao-banco-do-brasil-fbbTemáticas contempladas são Educação, Geoprocessamento, Hidrologia e Hidrometria, Planejamento, Qualidade da Água e Segurança de Barragens

A participação da sociedade no planejamento e manejo das águas, prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos, fez crescer a necessidade de ações de conscientização e de uma equivalência de conhecimentos entre diferentes atores sociais. Certificado como tecnologia social pela Fundação BB em 2015, o projeto “Água: conhecimento para gestão” tem muito a contribuir nesse desafio.

A iniciativa desenvolve ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e América Latina. No site www.aguaegestao.com.br são oferecidos 30 cursos gratuitos, nas modalidades a distância, semipresencial e autoinstrucional, a maioria das turmas com acompanhamento de tutor.

As temáticas são Educação, Geoprocessamento, Hidrologia e Hidrometria, Planejamento, Qualidade da Água e Segurança de Barragens. O projeto alcançou todos os estados brasileiros, todos os países da América Latina e a Espanha, com 10 cursos traduzidos para o espanhol. No Brasil, em dezembro de 2015, foram mais de 18 mil pessoas capacitadas. Entre brasileiros e estrangeiros o total sobe para mais de 19 mil pessoas. 

No momento há inscrições abertas para 14 cursos. São oportunidades de capacitação em Inspeção e Segurança de Barragens; Gestão de Recursos Hídricos – Metodologias de Participação Social; Água em Curso; ou Água em curso – Multiplicadores, entre outras.  Todas as semanas há inscrições disponíveis, e até junho serão oferecidas mais de 15 mil vagas. Clique aqui e visualize os cursos com inscrições abertas.

O gerente do “Água: Conhecimento para Gestão”, Alexandre da Silva, aponta que a tecnologia social atende diretamente parte da demanda de capacitação na área de recursos hídricos. “O conhecimento científico acerca das seis temáticas abordadas é disseminado a milhares de pessoas através da Educação a Distância (EaD), com intercâmbio de experiências inovadoras. Além disso, os conteúdos dos 30 cursos são disponibilizados a qualquer pessoa que queira acessá-los, promovendo também interação e construção do conhecimento para o desenvolvimento social e sustentável”, destaca.

O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu com apoio da Itaipu Binacional. Esta e outras 850 iniciativas certificadas estão disponíveis para consulta no Banco de Tecnologias Sociais (BTS) uma base de dados on-line da Fundação BB, reconhecida por difundir efetivas soluções para questões relativas a água, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente e saúde.

(com informações da FBB)

 

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.