19 de novembro de 2017

Escritório mais sustentável do mundo fica na Holanda

Parede verde dentro do escritório mais sustentável do mundo, em Haelen, Holanda. Pontuação 99,94% no sistema de certificação Breeam internacional. Completamente construído a partir de madeira de forma sustentável de florestas e geração de energia 50% mais energia solar do que consome. (PRNewsFoto / Geelen Counterflow)
Escritório mais sustentável do mundo, em Haelen, Holanda. Pontuação 99,94% no sistema de certificação Breeam internacional. Completamente construído a partir de madeira oriunda de manejo florestal sustentável, o prédio gera 50% mais energia do que consome. (PRNewsFoto / Geelen Counterflow)

HAELEN, Holanda, 11 de abril de 2016 – A nova sede da fabricante de secadores e resfriadores Geelen Counterflow em Haelen, na Holanda, é o escritório mais sustentável do mundo, recebendo a pontuação 99,94% no sistema de certificação BREEAM.

O prédio para 50 funcionários gera 50% mais energia solar do que necessita para aquecimento, ar condicionado, iluminação e computadores. A energia extra é usada na fábrica para corte a laser de aço inoxidável e para recarga de empilhadeiras elétricas.

Sempre que possível, os materiais de construção possuem certificação “Cradle to Cradle”, o que significa que não prejudicam o meio ambiente podendo ser reutilizados até atingir o fim de sua vida útil. O prédio é construído com madeira que apresenta menor pegada de CO2 do que qualquer outro material de construção.

O design é otimizado em função da saúde e produtividade dos funcionários através do controle da infiltração da luz diurna, qualidade do ar e iluminação interna, e através do uso de materiais saudáveis.

Um jardim natural com uma variedade de plantas e flores nativas foi criado ao redor do escritório. O paisagismo inclui também locais propícios para a nidificação de pássaros, insetos, morcegos e anfíbios.

“Em nossa eterna busca para a criação dos melhores secadores e resfriadores para alimentos e rações para animais, nós utilizamos as leis da natureza para a gravidade, aerodinâmica e termodinâmica. Sendo assim ao construirmos um novo escritório, só faz sentido respeitarmos essas leis e também os limites da natureza. Essa construção é outro passo em nossa jornada para a eliminação dos combustíveis fósseis. O próximo passo é desenvolver uma nova geração de secadores que apenas utilizem energia renovável”, diz Sander Geelen, diretor executivo da Geelen Counterflow.

Parede verde dentro do escritório mais sustentável do mundo, em Haelen, Holanda. Pontuação 99,94% no sistema de certificação Breeam internacional. Completamente construído a partir de madeira de forma sustentável de florestas e geração de energia 50% mais energia solar do que consome. (PRNewsFoto / Geelen Counterflow)
Parede verde dentro do escritório mais sustentável do mundo, em Haelen, Holanda. (PRNewsFoto / Geelen Counterflow)

O escritório foi projetado por Architecten en Bouwmeesters, com a administração da construção pela Wagemans Bouwadvies. As instalações técnicas foram desenhadas por Dubourgraaf e Ad van de Ven foi o especialista do BREEAM-NL.

BREEAM é o principal método de avaliação de sustentabilidade do mundo usado para construções e projetos. Existem globalmente acima de 540.700 construções com a certificação BREEAM. Na Holanda, o sistema é administrado pelo Conselho Holandês de Construção Verde.

A Geelen Counterflow desenvolve e fabrica resfriadores e secadores contrafluxo para a indústria de alimentos e de ração animal. Contando com 100 associados, a empresa fornece equipamento para a fabricação de alimentos (como café, cereais de flocos de milho e croutons), alimentação para animais, ração para aquicultura e animais domésticos. Possui escritórios de venda e serviços na Holanda, Estados Unidos, Argentina e China.

(PR Newswire)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.