15 de novembro de 2017

Librário, tecnologia social para inclusão de surdos, é destaque em evento no CCBB

(divulgação)
(divulgação)

Jogo que divulga a linguagem de sinais para ouvintes, será apresentado no encontro Práticas e Reflexões com Educadores, no próximo sábado (21)

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília realiza no próximo sábado, (21/05) o encontro “Práticas e Reflexões com Educadores”, oferecido pelo CCBB Educativo.

Nesta edição, o encontro vai abordar a mediação para pessoas com deficiência nos museus de arte, a acessibilidade estética e as estratégias pedagógicas na educação do deficiente. Bruno Ramos, educador surdo do CCBB Educativo de São Paulo, trará sua experiência e pesquisa.

Durante o evento, será apresentado o Librário, um jogo de cartas para ouvintes aprenderem alguns sinais de Libras vinculados ao universo das artes e do nosso cotidiano. Desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, o Librário é uma ferramenta pedagógica que surgiu da necessidade de disseminar a linguagem de sinais para ampliar a cultura dos surdos e universalizar a comunicação.

A iniciativa venceu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social na categoria Educação, em 2015. Tecnologia social são técnicas, produtos, ou metodologias reaplicáveis, que aliam conhecimento científico e saber popular e representem efetivas soluções de transformação social.

O evento será realizado no dia 21 de maio (sábado), às 10h, no Cinema do CCBB Brasília. Todos os educadores, ouvintes, surdos e profissionais da área estão convidados para uma roda de conversa para intercâmbio de vivências. Cada participante receberá, além da declaração de participação, um kit do Librário para multiplicação e difusão desta tecnologia social. Para participar, é preciso enviar email para projetos.ccbbeducativo@gmail.com.

 

Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília
21 de maio, sábado, às 10h, confirmação da presença pelo email projetos.ccbbeducativo@gmail.com

Oficina do Librário, todo sábado, 14h, para 2 a 10 participantes (participação mediante retirada de senha na sala do CCBB Educativo)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.