Inscrições para o Prêmio Cidade da Criança vão até 20 de junho

 

O Prêmio Cidade da Criança, uma das categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis, está com inscrições abertas até o dia 20 de junho. O objetivo da iniciativa do Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL), é reconhecer, promover e premiar os gestores que garantam às suas crianças crescimento com amplo acesso ao conhecimento, vida saudável, redes de proteção, lazer e amparo no que diz respeito à garantia de seus direitos, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O prêmio irá divulgar experiências brasileiras bem sucedidas que possam ser multiplicadas em outras regiões, para gerar uma corrente de bons exemplos em áreas como educação, saúde, cultura, moradia, proteção e lazer, que são alguns dos direitos das crianças.

“O Prêmio quer sensibilizar os gestores municipais a adotar boas práticas e iniciativas concretas para a efetivação dos direitos da criança com prioridade absoluta, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal. Esperamos que a iniciativa contribua para que cidadãos e gestores municipais pensem a cidade a partir dos anseios da criança, nas mais diversas áreas da gestão pública”, diz Renato Godoy, pesquisador do Instituto Alana.

As gestões municipais inscritas serão avaliadas a partir de indicadores básicos e relativos sobre os direitos fundamentais das crianças, tais como saúde, educação, cultura e proteção integral. Todas as prefeituras brasileiras, tanto aquelas que já assinaram a carta-compromisso e aderiram formalmente ao Programa Cidades Sustentáveis como as que intencionam aderir, podem participar. Os resultados serão anunciados ainda este ano. 

Inscrições e mais detalhes em premiocidadedacrianca.org.br .

Sobre o Prêmio Cidade da Criança
Lançado em abril de 2015, durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, o Prêmio Cidade da Criança faz parte da segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis que tem como objetivo estimular os gestores públicos a desenvolverem ações voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas de políticas públicas. Além do Prêmio Cidade de Criança, formam o Prêmio Cidades Sustentáveis as categorias Bens Naturais Comuns, Cultura, Esportes, Educação para a Sustentabilidade, Governança e Mobilidade e Saúde.

 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.