VEG BRASÍLIA: Guia reúne empresas, produtos e serviços veganos do DF

A Agência Brasília de Comunicação e Marketing e os parceiros de conteúdo Portal ECO Brasília de SustentabilidadeProAnima – Associação Protetora dos Animais do DF lançaram o portal VEG Brasília – O Guia Vegano do Distrito Federal.

O objetivo é reunir em um só lugar todos os estabelecimentos comerciais, produtos e serviços veganos da região, assim como empresas que, mesmo ainda não sendo 100% veganas, oferecem opções desse tipo no cardápio, nas prateleiras ou no atendimento.

Além do Guia comercial, o portal coordenado por uma equipe de comunicação especializada reunirá informações e dicas sobre veganismo, campanhas em defesa dos animais, eventos, notícias e receitas.

Para a diretora geral da ProAnima, Simone Lima, o Guia é importante ferramenta de promoção do veganismo. “Quando as pessoas se interessam, quando tomam contato com a maneira como os animais ditos ‘de produção’ vivem e morrem, muitas se sensibilizam e querem rever seus hábitos alimentares e de vida. Para isso, elas precisam da disponibilidade de produtos livres de sofrimento animal, assim como de informações sobre como reduzir esse impacto na vida dos animais”, afirma. Ela continua. “Quanto mais acesso a informações sobre onde se pode comprar um leite que não envolva o sofrimento de uma vaca, ou onde se pode comer um almoço que não envolva a morte de animais, mais fácil se torna para a pessoa fazer essa transição. Ela então vai tendo ideias de como cozinhar pratos saudáveis em casa, começa a perceber que veganismo não é caro e nem apenas para uma elite, e a descentralizar o produto animal do prato. Enfim, começa a ver que há uma ampliação nas possibilidades do que comer, ao invés de uma suposta ‘restrição’”, explica Simone.

A diretora da ProAnima acrescenta que o VEG Brasília – O Guia Vegano do Distrito Federal vem contribuir nesse momento de crescimento da cultura vegana na sociedade, pois com o aumento da divulgação do estilo de vida vegano, mais empresas e fornecedores são incentivados a oferecer produtos desse tipo. “Acaba sendo um ciclo virtuoso: quanto mais as pessoas têm opções, mais fácil fica de se tornar vegano; quanto mais gente vegana, mais pressão sobre as empresas para entenderem que essa demanda existe e é crescente”, analisa Simone Lima.

Veganize!
Parte da renda obtida com anúncios no Guia será revertida para o programa Veganize! da ProAnima, formado por um grupo de voluntários que trabalham na divulgação do veganismo como a forma mais efetiva de ajudar os animais. “Estamos desenvolvendo oficinas, eventos e produzindo materiais informativos para a popularização do tema, para mostrar que adotar um estilo de vida vegano é a forma mais eficaz e coerente de ajudar os animais”, diz Simone. Ela destaca que há também uma demanda das comunidades periféricas do DF, onde muitas pessoas gostariam de se tornar veganas, mas não têm acesso a produtos ou informação. “Vamos fazer oficinas de culinária vegana com cozinheiros e cozinheiras das próprias comunidades, utilizando inclusive produtos alimentícios não-convencionais (PANCs) e produtos que podem ser encontrados nas feiras livres locais”, completa a diretora da ProAnima.

Mais informações sobre como participar do VEG Brasília – O Guia Vegano do Distrito Federal em www.vegbrasilia.com.br.

(ECO Brasília)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.