Recife sedia seminário internacional sobre resíduos eletroeletrônicos

Nos dias 18 e 19 de agosto acontece, no Recife, o V SIREE – Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, iniciativa do Parque Tecnológico Porto Digital através de seu braço de sustentabilidade, o ITgreen – Inovação e Sustentabilidade. 

Buscando aumentar a discussão no Brasil sobre a implementação de sistemas com economia circular e atuar diretamente para solucionar o problema dos resíduos eletroeletrônicos, o V SIREE terá como tema central “A Economia Circular: um Mundo sem Resíduos Eletroeletrônicos”.

O evento objetiva ser um fórum de debates sobre a destinação ambientalmente correta e as boas práticas de gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A programação deste ano trará discussões com líderes da iniciativa privada, autoridades governamentais e especialistas do Brasil, Argentina e Índia.

Economia circular 

O atual modelo industrial de economia linear no estilo “extrai, produz, utiliza e descarta” ou do inglês “take-make-dispose” não tem se mostrado sustentável. Os principais reflexos negativos deste modelo se mostram mais aparentes nas questões ambientais e sociais do tripé da sustentabilidade. Dentre os reflexos deste sistema insustentável o agravamento das mudanças climáticas tem ganhado destaque global. 

Neste contexto, a economia circular busca fomentar o retorno dos materiais utilizados ao ciclo produtivo. Esta nova relação/modelo tem enorme potencial para poupar o uso de recursos naturais e energia e gerar novos empregos locais. Em recente artigo da revista Nature, o pesquisador Walter R. Stahel concluiu que a mudança para uma economia circular tem o potencial para reduzir em 70% as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a força de trabalho em 4% de cada nação. O estudo foi realizado com 7 nações europeias.

A implementação de um modelo de economia circular demanda inevitavelmente uma mudança na forma como tratamos os resíduos e como fabricamos nossos bens de consumo. É cada vez mais imperativo a implementação de ecodesign de produtos, sistemas de logística reversa e tratamento ambientalmente adequado de resíduos.

 

Mais informações sobre o evento que acontece no Porto Digital, no Recife, em www.siree.org. 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.