IEB lança projeto para a conservação do Cerrado

IEB lança projeto para a conservação do Cerrado

CEPF Cerrado terá atuação de cinco anos no bioma

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lança oficialmente o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) do Cerrado nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, no Cerratenses, Centro de Excelência do Cerrado, no Jardim Botânico, em Brasília.

O Cerrado cobre mais de 2 milhões de km2 do território brasileiro e é considerado de extrema importância para o sistema hídrico do país porque as cabeceiras das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas/Tocantins, São Francisco e Prata) nascem nesse bioma. Considerado como a região de savana tropical com a maior biodiversidade do mundo, o Cerrado é extremamente rico em diversidade de plantas, contando com aproximadamente 12.000 espécies nativas catalogadas.

Apesar de sua importância para a biodiversidade, o Cerrado é ameaçado pelo avanço agrícola, que provocou a destruição de metade do bioma. Do contraste entre proteção e destruição foi criado o termo hotspot de biodiversidade, que leva em consideração as mais diversas e ameaçadas áreas de biodiversidade do mundo.

Em 2013 o Cerrado foi selecionado como um hotspot de biodiversidade para receber investimentos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês). A Conservação Internacional administra o programa global em nome dos parceiros que compõem esse fundo: a Agência Francesa de Desenvolvimento, o Banco Mundial, a Conservação Internacional, a Fundação John D. e Catherine T. MacArthur, o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), o Governo do Japão e a União Europeia.

Equipe de Implementação Regional

O IEB foi selecionado para atuar como a Equipe de Implementação Regional (RIT, na sigla em inglês) e será responsável por liderar o programa no hotspot, convertendo a estratégia de investimento definida no Perfil do Ecossistema em um portfólio coerente de apoios.

A primeira chamada para apresentação de propostas foi divulgada no dia 19 de agosto e contempla apoios divididos em pequenos, de até 20 mil dólares, e grandes, para apoios acima de 20 mil dólares. O edital é voltado para grupos e associações comunitários, organizações não governamentais, empresas privadas, universidades, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil.

Acesse o edital nesta página

O CEPF Cerrado terá duração de cinco anos, de 2016 a 2021, com um investimento de 7 milhões de dólares para o Cerrado. O projeto têm seis diretrizes estratégicas com suas respectivas prioridades de investimento.

SERVIÇO
Lançamento do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) do Hotspot da Biodiversidade do Cerrado
Data: 26 de agosto de 2016
Horário: 17h30 às 20h30
Local: Cerratenses, Jardim Botânico de Brasília
 

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.