19 de novembro de 2017

No encerramento da Semana Mundial da Água, a reafirmação do papel central dos recursos hídricos na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

semana-mundial-da-agua

ESTOCOLMO – A Semana Mundial da Água encerrou-se na sexta-feira (2/9), em Estocolmo, concluindo que a água deve ser reconhecida como a força impulsora do sucesso da implementação do Programa de Ação 2030 e também do Acordo de Paris sobre o Clima.  

“A água – salva-vidas do nosso planeta – será o elemento necessário para atingirmos quase todas as Metas do Desenvolvimento Sustentável e para enfrentarmos os desafios da mudança climática”, disse Karin Lexén, diretora da Semana Mundial da Água no SIWI (Instituto Internacional da Água).

A Semana Mundial da Água 2016 recebeu 3.100 participantes de mais de 120 países. A implementação das Metas do Desenvolvimento Sustentável (SDGs), inclusive a meta relativa à água (Meta 6), foi um dos principais tópicos discutidos por elaboradores de políticas, profissionais da área hídrica e de desenvolvimento, representantes do setor privado e da sociedade civil e pesquisadores de alto nível.

Durante a Semana, o encontro concentrou-se em implementação e ação, particularmente aos níveis locais e de cidades, demonstrando uma transição das discussões e negociações globais que levaram à adoção das Metas do Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris sobre o Clima em 2015.

“Para a obtenção das SDGs, as lideranças locais e das cidades são cruciais; é o ponto onde encontraremos a determinação e o dinamismo. É também fundamental que a sociedade civil, as empresas e os empreendedores sociais participem e se envolvam para que aprendam a criar parcerias inteligentes, viáveis e sustentáveis. A água é importante demais para que seja mantida apenas dentro da comunidade da área hídrica – a água é uma parte central de toda a sociedade”, disse Torgny Holmgren, diretor executivo da SIWI.

Isso foi ressaltado por Karolina Skog, ministra do meio ambiente da Suécia: “A água é um recurso compartilhado e uma responsabilidade compartilhada. O setor privado deve desempenhar um importante papel porque conta com a competência, a tecnologia e a habilidade de investir”.

A Semana Mundial da Água ofereceu uma oportunidade para que agentes cruciais pudessem se encontrar e fazer um balanço do progresso alcançado nas SDGs e no Acordo de Paris sobre o Clima, em relação à água. A Semana proporcionará uma atualização anual, monitorando a água nos acordos de desenvolvimento global.

Foram recebidos também representantes do Painel de Alto Nível sobre a Água, estabelecido no início desse ano por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU e por Jim Kim, presidente do Banco Mundial, com o objetivo de promover as Metas do Desenvolvimento Sustentável relativas à água. Os representantes do Painel utilizaram o evento para angariar informações vindas de uma comunidade hídrica e de desenvolvimento mais abrangente.

(com informações do Stockholm International Water Institute, via PRNewswire)

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.