Contra maré de plásticos nos oceanos, ONU Meio Ambiente lança Campanha Mares Limpos

Contra maré de plásticos nos oceanos, ONU Meio Ambiente lança Campanha Mares Limpos

A ONU Meio Ambiente lança nesta quarta-feira (7) no Brasil a campanha Mares Limpos, que durante cinco anos terá ações para conter a maré de plásticos que invade os oceanos. O evento acontece no AquaRio, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

A representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, apresentará a campanha e receberá convidados que compartilharão experiências pessoais de encontro e combate ao lixo plástico no mar: Zélia Brito, bióloga chefe da Unidade de Conservação do Atol das Rocas; Andrea Grael, ativista, médica veterinária de animais selvagens e mãe da velejadora Martine Grael; e o biólogo Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar. Na ocasião, Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas de vela, anunciarão apoio à campanha Mares Limpos.

Também apoiam a campanha a ONG Ecosurf, que será o braço de mobilização de ações de limpeza nas praias brasileiras, e o Grupo Cataratas, concessionário do Parque Nacional de Fernando de Noronha, onde acontecerão ações da campanha.

Nos últimos 20 anos, a proliferação de resíduos de descartáveis e microesferas de plástico tornou o problema do lixo marinho ainda mais sério, e, a menos que façamos algo agora, nossos mares serão atingidos por uma maré de plásticos provocada pelo consumo humano.

No Brasil, a campanha trabalhará na mobilização de governos, parlamentares, sociedade civil e setor privado para fortalecer ações que reduzam a contribuição do país ao problema global dos plásticos que acabam nos mares. Os esforços da campanha se concentrarão em buscar uma drástica redução no uso de plásticos descartáveis e o banimento de microesferas de plástico em cosméticos e produtos de higiene, além de apoiar a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para Denise Hamú, a campanha Mares Limpos “tem o potencial de agregar a sociedade brasileira a um movimento de importância global, que começa com a mudança de atitude de cada um de nós”. O site internacional da campanha – www.cleanseas.org – estará disponível em português a partir do dia 7.

Compartilhe!

Veja mais notícias

error: Conteúdo protegido.